top of page
Buscar
  • Foto do escritorUmacasaparaumgato

A importância do Projeto "Uma casa para um gato" para a comunidade do IFRN - Natal/Central

Saiba mais sobre o Projeto, bem como sua importância para a comunidade do IFRN - Natal/Central.

A população de gatos no IF

No IFRN/CNAT, a população de animais felinos está se multiplicando desordenadamente. A entrada dos gatos, oriundos do entorno, nas dependências do IFRN, foi realizada ou de forma espontânea, ou de forma introdutória por usuários, sem nenhum controle da Instituição. Por conseguinte, os felinos foram se estabilizando nas áreas abertas de jardins, bosque e pátios e convive com a comunidade interna, tornando a Instituição um lar para eles, uma vez que oferece abrigo.


Como lidar?

Devido a essas circunstâncias citadas, a Instituição, representada pela comunidade em geral, deve tomar para si a Responsabilidade Social Ambiental (RSA) dessa população, objetivando a saúde e bem-estar da comunidade no convívio com esses animais e contribuindo no controle de zoonoses nessa interface homem-animal.


Nesse aspecto, o Projeto busca garantir a saúde da comunidade externa e interna ao IFRN/CNAT (alunos e funcionários), abrangendo os bairros nas proximidades do IFRN onde os felinos transitam, por meio do recolhimento, tratamento e posterior deslocamento para abrigos/adoção, onde deverão ser bem tratados e receberão os devidos cuidados necessários à sua subsistência.


Conquistas do Projeto e da comunidade do IFRN

Com o objetivo de mudar o cenário da comunidade felina do Instituto, conquistaram-se diversos paradigmas. Durante o período de 2017-2018:

· 50 (cinquenta) gatos foram castrados;

· 33 (trinta e três) gatos foram adotados.


Conclusão

Em vista do crescimento descontrolado da população felina do IFRN – Natal/Central, bem como o Ministério da Saúde define ações e os serviços de saúde voltados para vigilância, prevenção e controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública, a ideia construída pelo Projeto “Uma casa para um gato” (Projeto de Extensão: Controle populacional de gatos nas imediações do IFRN/CNAT) é de imensa importância para a comunidade do IFRN.


Por conta disso, é preciso do apoio do Instituto, bem como de sua comunidade interna e externa, para que, no fim, possa-se alcançar uma vida saudável tanto para nós, quanto para os felinos.


Referências

BRASIL. MS. Portaria nº 1.138, de 23 de maio de 2014. Define as ações e os serviços de saúde voltados para vigilância, prevenção e controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública. Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/prt1138_23_05_2014.html>.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Doação de ração para gatos!

Em parceria com o grêmio do IFRN, 13 quilos de ração para gatos serão doados para ONG's e pessoas físicas nos dias 04 a 05 de abril!...

Comments


bottom of page